ilustração de Oliver Jeffers

09/04/10

Muito obrigado!

Um dia, os garotos que habitualmente se reuniam frente à igreja de S. João Baptista, no Uptown, decidiram investigar mais tesouros perdidos e objectos de valor no subway. No meio de tanta escuridão, a que não estavam habituados, ao princípio não conseguiram ver nada mas depois lá se habituaram. Viram várias pessoas a mascar pastilha elástica, impacientes por o metro não chegar; e viram pessoas a trabalhar: os limpa-vias. Gostaram especialmente de um que era bem-educado mas apenas lhes sorria, não falava (“parecia que era mudo”, dizia um garoto cujo nome era Pedro).

Encontraram muita coisa, tanto pastilhas elásticas até às mais brilhantes moedas que as senhoras deixavam cair. Passada meia hora aproximadamente, já tinham montes de sacos cheios de coisas de valor. Então, a curiosidade despertou. Foram conhecer o limpa-vias bem-educado:
- Hello! – Disse Pedro. Tinha-se apercebido que o homem não falava Inglês. Então experimentou várias línguas: francês, espanhol, alemão e até chinês (e o limpa-vias continuava a sorrir), mas não era nenhuma daquelas. Experimentou, cansado, uma língua de que muito entendia (para além de ter quase a certeza que o senhor não iria compreender): o português.
- Olá!
Mal Pedro diz isto, o homem sorriu-lhe com mais intensidade e exclamou surpreendido:
- Olá! O meu nome é João. Sabes? Tu és um poliglota e muito corajoso. Nunca ninguém teve coragem de experimentar várias línguas a ver se conseguia falar comigo.
Pedro, orgulhoso de si mesmo disse:
- O meu nome é Pedro. Eu gosto muito de aprender e de conhecer pessoas. Eu imigrei para Nova York porque os meus pais ficaram sem emprego em Portugal, com a crise que há lá, e aí aprendi muitas línguas.
- Muito bem. Eu imigrei para Nova York para sustentar os meus seis filhos e a minha mulher, claro.
- Olha, já alguma vez foste ao Uptown, onde estão os respiradouros? É que como trabalhas aqui em baixo pensei…
- Não, nunca fui, mas tenho fé de que um dia possa ir.
- Quando acabares o teu trabalho, vai ter comigo ali ao fundo, ok?

O limpa-vias percebeu o que ele queria e apenas teve coragem para abanar a cabeça e dizer que sim.
O Pedro e os amigos, carregados de sacos, levaram o limpa-vias ao Uptown, limpo e fresco.
O limpa-vias disse apenas:
- Muito obrigado!


Cristiana Coutinho, 7.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário