ilustração de Oliver Jeffers

26/01/11

Variação sobre “A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho”

A deusa Clio deixou descair a cabeça loura e adormeceu por instantes. Logo se enlearam dois fios e no desenho se empolou um nó. Amalgamaram-se então as datas de 11 de Dezembro de 2010 e de 11 de Dezembro de 1932...

Era dia 10 de Dezembro de 201 à noite, faltava uma noite para a Clara fazer 20 anos e o que ela mais havia desejado nunca se chegara a concretizar: conhecer a sua bisavó falecida há 5 anos atrás... pois viviam em diferentes continentes e nunca tinham tido oportunidade de se conhecerem embora falassem algumas vezes por telefone...
Clara fechou os olhos e adormeceu… de repente estava na Bolívia no ano de 1932 e espantou-se ao ver pessoas com uns trajes que já tinha visto em fotografias que sua mãe lhe mostrara.



Na sua direcção caminhava uma bela jovem de cabelos louro e olhos azuis, mas de um azul que nunca havia visto, surpreendeu-se ao ver as semelhanças que a jovem e ela própria tinham...e pensou para si:

- Este alto no nariz, esta falha nas sobrancelhas e estes olhos azuis não me são estranhos, esta jovem parece-se bastante comigo mas como é que é possível?

Ganhou coragem, aproximou-se da jovem e pediu-lhe informações sobre algum local para almoçar, pois estava com alguma fome e… não lhe tinha ocorrido mais nada para perguntar.

Ao ver o ar de “turista” que a Clara tinha, a jovem perguntou-lhe:

-A senhora não é daqui pois não? Nunca a vi por cá, mas se quiser podemos ir até minha casa e eu dou-lhe algumas dicas sobre esta bela cidade de La Paz.
-Tem razão, eu não sou daqui e nem sei como vim cá parar e, sim, era muito bondoso da sua parte fazer isso por mim, mas tem a certeza? Eu não quero de modo algum atrapalhar.
- Não se fala mais no assunto, vamos para minha casa e depois a senhora decide o que fazer, ah! e já agora, o meu nome é Betsy, Betsy Bihsop e o seu?
- Bishop...? O meu nome é Clara Bishop...que coincidência!

Só nessa altura é que a Clara percebeu o que sucedera, o seu desejo tinha-se tornado realidade! Mas o único problema era explicar à sua bisavó (que agora tinha a mesma idade que ela), o sucedido... que confusão!!! Mas ela iria ter de arranjar alguma solução.

- Posso tratá-la por tu, Clara?
- Sim, claro! Betsy....tenho de te explicar uma coisa um pouco confusa.
- Explica, tenho a certeza que vou compreender.
- Então é assim... eu moro em Portugal e tenho 20 anos, quer dizer 19, mas amanhã faço 20, e o meu desejo sempre foi conhecer a minha bisavó... que és tu!... Eu sei que isto é estranho, mas é esta a verdade.
- Como assim? Não estou a entender, eu só tenho 20 anos, como é que é possivel eu ser bisavó? Nem tenho filhos!
- Betsy em que ano estamos...?
- Em 1932.
- Pois, tal como eu calculei, eu recuei no tempo, para mim estamos em 2010.
- 2010?! Tens a certeza do que estás a dizer? Eu tenho uma BISNETA?
- Sim, bisneta essa que sou eu!
- Isto é mesmo muito confuso, mas ao mesmo tempo sinto-me contente.
- A sério? Não estás chateada nem nada do género??
- Não, claro que não! Mas o teu desejo foi feito ao 19 anos...quer dizer que se se concretizou ao 19, aos 20 já não vai ser “ válido”.
- Não tinha pensado nisso...mas tens toda a razão. No meu relógio são onze e meia, o que significa que temos que aproveitar a meia – hora que nos resta.
Certo...então olha, vamos para o meu sítio preferido, vamos para o pico mais alto dos Andes...o Aconcágua.
- A sério?? Mas como? Não se pode ir de carro ,é demasiado díficil
- Mas quem é que falou em carro? Eu tenho um curso de pilotagem de helicópteros, podemos sobrevoar os Andes. O que é que te parece?
- É uma excelente ideia!

Abraçaram-se uma à outra e, de repente, a Clara estava novamente deitada na sua cama, acordada e, sem saber bem porquê, mas pela primeira vez em muito tempo, não sentia aquele “vazio” no coração por não ter conhecido a sua bisavó Betsy.

Nem a Clara nem a Betsy se lembravam do sucedido pois tinham sido borrifadas com água do Rio Letes, mas ambas se sentiam muito felizes!
A Clara e a Betsy voltaram à sua vida normal, pois a deusa Clio acordou do seu próprio sonho e atentou no erro que cometera. Desfez a troca de fios e reconduziu a Clara ao seu tempo.


Clara Bishop, 8.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário