ilustração de Oliver Jeffers

20/11/09

Uma história bem estranha

Estava pronto para ir a mais uma viagem... Desta vez à Ilha da Páscoa, no Pacífico. Estava tudo bem e até me parecia que iria ser uma história fascinante para fazer inveja aos meus amigos...
A viagem acabara de começar e já me estava a sentir enjoado. Tinha tendência a enjoar e nunca fui grande fã de andar de barco, mas gostava de ter os cabelos ao vento! Fui explorar o barco, conhecer as pessoas que lá trabalhavam, depois decidi ir ao meu quarto... J-83, pensava que a minha mãe ainda lá estava, mas afinal já tinha ido à reunião de pais... Deixou-me um bilhete, “Fui à reunião, deixei-te um lanche. Mãe”, que querida! Arrumei as minhas coisas, mas deixei a régua e o relógio no meu bolso.
Fui conhecer o capitão do navio. Parecia o Capitão Igloo, mas chamava-se Felicidade e era um pouco maluco. Decidi apanhar um pouco de ar e lembrei-me que tinha um lanche no bolso; quando me dobrei para o apanhar, caí borda fora! Tentei chamar alguém, mas estavam todos na maldita reunião (todos excepto o capitão!)...
Nadei até uma ilha, encontrei uma criaturinhas engraçadas, mas estava com tanto sono que adormeci... Quando acordei, estavam elas reunidas e sentadas para me ouvir (?) e eu num palco. Pediram-me que eu contasse uma piada... E eu lembrei-me e disse:
– “Porque é que o Joãozinho atirou o relógio pela janela?”
Eles não souberam responder...
Eu disse:
– “Para ver o tempo voar!”
Foi aí que acordei! Foi tudo um sonho!


João Ramos, 7.º B (texto e imagem)


nota: texto motivado pela leitura de "História da Baleia", in Na Terra e no Mar, António Sérgio; Livraria Sá da Costa, 1995

Sem comentários:

Enviar um comentário