ilustração de Oliver Jeffers

18/12/09

Reciclar?

– É importante saber reciclar, pois assim podemos contribuir para um futuro melhor. Quem aqui, já reciclou? Todos levantaram a mão menos eu.
– Sofia, nunca reciclaste?
– Não, senhora professora.
– E então porquê?
– Porque é um desperdício de tempo andarmos aí a separar o papel e cartão do metal e do vidro. E também deito o lixo para o chão quando estou com pressa. Assim evito andar mais, até ao caixote de lixo, sabe…
– Sim, sei. Bom, quem é que já tem o dinheiro para a visita de estudo à Reciclolândia? - todos (sem excepção) levantaram a mão – Bem, vão todos, menos a Sofia.
– O quê?! -perguntei eu com muita indignação.
– Tu não vais.
– E então porquê?!
– Porque só vai quem perceber o significado da palavra reciclagem.
– Mas eu sei o que é a reciclagem.
– Então o que é?
– Reciclagem… É quando colocamos o lixo no respectivo ecoponto.
– Não, não é! – dizia a professora com muita certeza – mas vou dar-te outra oportunidade. Escreve uma composição de duzentas palavras a explicar o que é realmente, a reciclagem
– E se estiver correcta, vou à visita de estudo?
– Sim. Tem é de ter duzentas palavras.
– E se…
– DUZENTAS!

Fui para casa e pensei durante muito tempo sobre o assunto (sobre o texto que iria escrever, até à minha hora de dormir).
Quando acordei, reparei que estava tudo muito diferente: o meu quarto branco tinha-se transformado num horrível quarto verde com tudo o resto, relacionado com ambiente.
O pior veio a seguir. Quando abri a porta do meu quarto, deparei com uma fábrica da Reciclolândia! Nem queria acreditar. Encontrei também uma linda fada que me explicou que fui para ali através de uma máquina do tempo.
Mas, para ser sincera, diverti-me bastante e aprendi muito sobre a reciclagem.
Uma das coisas que aprendi, e que me interessou bastante, foi o facto das roupas que nós usamos serem feitas de plástico.
– Agora que já aprendeste tudo o que devias saber sobre a reciclagem, está na hora de voltares à tua casa.

De repente acordei. Afinal tinha sido apenas um sonho.


Emília Monteiro 7.ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário